sábado, 13 de setembro de 2008

Não me lembro onde nem quando, mas já tinha ouvido falar dele...

Lembro-me perfeitamente, isso sim, de quando me tornei seu amigo: York, Julho de 1993.

Exactamente durante uma estadia de estudo, e divertimento claro está - não faria sentido de outra forma -, nessa bela localidade Britânica de aspecto medieval, que esteve um dia muito perto de se tornar a capital de Inglaterra.

Num passeio pela cidade em busca de souvenirs, deparo-me com o poster (imagem em baixo)... lembro-me perfeitamente de tentar perceber onde, entre a blasfémia e a mais pura e inocente brincadeira, se situaria aquele conceito, mas fosse como fosse fascinou-me e troxe-o comigo!

No aeroporto quis seguir para uma qualquer paragem diferente da minha, quer dizer, perdi-o.
Apesar da magnífica experiência que a viagem tinha sido, estava angustiado, a sério, culpava-me como se me tivesse vindo embora e deixado para trás um amigo, sem ao menos ficar com o contacto. Foram tempos difíceis...

Mais tarde reencontrei-o nos Restauradores, calmíssimo, encostado a uma parede - afinal sempre quis ter vindo para Portugal. Mais uma vez, trouxe-o comigo, mas desta não mais o perdi de vista.
Esteve bastante tempo encostado à parede do meu quarto.

O quão inocente eu era...

Muito mais que a própria sátira que ele traduz. É que só há muito pouco tempo percebi, que um dos grandes mistérios do la Gioconda, é precisamente o tipo de sorriso que ela mostra. Vá-se lá saber que tipo de maluquices andaria ou não Lisa del Giocondo a fazer!

Quinze anos passados e heis que o Leonardo resolve apresentar-se-me formalmente.

Leonardo da Vinci começou por dar-se a conhecer ao mundo como Pintor. No entanto, o seu vasto leque de interesses, a sua astúcia e vontade de desenvolver, fizeram-no ser reconhecido como um homem Sábio, que se distinguiu também como Matemático, Engenheiro, Inventor, Anatomista, Escultor, Arquitecto, Botânico, Músico e Escritor.

Na imagem à esquerda, foi como se auto-retratou, já nos últimos anos da sua vida.

Nasceu filho bastardo, adoptou o nome da terra onde nasceu - Vinci -, e apesar de ter feito quase toda a sua vida no seu país, transpôs inúmeras fronteiras no mundo do conhecimento.

Quem diria que tanto tempo passado da sua morte se dedicaria a uma nova actividade, a de "Student-to-Professionalship Angel".

"Grazie mille" Leonardo!!!

8 comentários:

Dora disse...

Só me ocorrem 3 palavras: Petten, Pervaporation e... Benvindo!!! ;)

Maria Inês disse...

Vou estar atenta às novidades... Já puseste o cd do Marante na mala?! :P

Ricardo Barranco disse...

Boa sorte ai nesse belo pais que eu tao bem conheço. Quando estiveres com saudades de casa, eles ai na Holanda tèem um remedio santo que te faz esqueçer isso tudo num instantinho! Abraçao

Ricardo Barranco disse...

Holanda nao... corrigo, Paises Baixos! Holanda é a designaçao de 2 provincias do litoral e é incorreto o seu uso para referenciar a totalidade do pais.

Luis disse...

vai-te embora ó melga...

João Queirós disse...

Agora que és emigra, vais finalmente deixar crescer a bigodaça?

van Struiken, T. disse...

Se alguém arranjar a música do emigrante do Marante pff envie-me...qdo voltar quero vir a ouvi-la no iPod pra ver se finalmente descubro o sentido de tao profunda reflexao!!!
Bigodaça???Vou pensar nisso sim!Se se concretizar prometo postar uma foto!!!

tiagwho disse...

Yo. Que sejas muito bem vindo ao blogomundo. Espero que sejam viagens que valham a pena.

Abraço