terça-feira, 7 de outubro de 2008

"Burgerservicenummer"(BSN)* - Logo pela fresquinha

Estão nesta altura vocês a pensar, “eheh o malandro já encontrou um take away de hamburgers”… não, enganam-se, não me importava que fosse isso, mas também não me importo muito que não o seja. É que aqui a carne não é lá muito boa e ao menos que seja eu a cozinhá-la… assim sei o que lhe acrescento!

Hoje o primeiro objectivo do dia era então alcançar o “Burgerservicenummer".
Aproveitei e tive uma estirada daquelas à tuga (ainda na cama):
- “epá o boss deu-me autorização para ir tratar daquilo”;
- “ele próprio disse que era complicado lá chegar”;
- “vou chegar tarde de qualquer maneira…”;
- “ele ainda por cima nem vai lá estar”.
Dormi até mais tarde… uhhh … até às 8:00h. Uma loucurazinha de vez em quando nunca fez mal a ninguém.

E tudo isto porque tinha a desculpa de que tinha de ir tratar desse tal “Burgerservicenummer". E aí fui eu.

Saio de casa às 8:50h, dirijo-me ao posto de informações aqui da metrópole e encontro uma senhora, muito simpática por sinal, e cujo marido viveu em Portugal 3 anos: “Very nice language Portuguese”! Ãn? O quê? Tá bem então! Dá-me a informação que precisava e ainda me vende o Strippen Kaart, um cartão de compra antecipada de viagens de autocarro.

E que informação era esse que precisava? Como chegar a Schagerbrug… “Do you have a bike?” Uhhh… congelei… “ Yes I do”, “So (…blá blá blá)”…

Bem no fundo tive que ir a Schagerbrug que é a localidade onde se encontra a Gemeentehuis de Zijpe, ou seja, a Câmara Municipal do Município de Zijpe, inscrever-me para obter a minha legalização como residente nos Países Baixos. Primeiro porque é obrigatório, segundo porque preciso de abrir uma conta num banco de cá (o porquê dará outro post – ele há coisas tão simples e outras tão complicadas por aqui…).

Agora perguntam? Então mas não devia ser em Zijpe? Pois, isso segundo o nosso conceito… pelo que percebi, Zijpe não existe, é mesmo só o nome da zona. E a Câmara Municipal fica numa terriola tipo Petten; e pelo que vi, há ainda menos transportes do que aqui!!! Coisa de "Netherlandês", pronto.
Resumindo, 24 km de cycling tour, logo pela fresquinha, no município de Zijpe. 45min para lá e 45min para cá. Para cá foi mais agressivo, andar contra o vento é bem mais difícil!!!

(*)The BSN is a unique registration number for every citizen which is to be used in contact with any government service, such as the tax administration. After you have completed your town hall registration, you will automatically receive a BSN. You can find this number of the overview of personal details that your local town hall will send you a few weeks after your registration.

1 comentário:

Queirosene disse...

esses Holandeses também são cá uns choninhas do ca.... camandro!